Livros com protagonismo preto para conhecer e favoritar

Quantos livros com protagonismo preto você leu esse ano? E escritos por pessoas pretas?

Gabriele Carvalho

A quantidade de livros lidos – quando falamos dos que são escritos e protagonizados por pessoas pretas – é um questionamento que permeia as bookredes e a comunidade literária na internet somente no mês de novembro. Por ser um mercado majoritariamente branco, consequentemente os livros mais vendidos e populares são aqueles protagonizados por pessoas brancas. E atenção, não estamos falando de qualidade da obra. Ler histórias com vivências e protagonizadas com pessoas pretas deve ser para o ano todo. A seguir você vai encontrar uma lista imperdível de obras com protagonismo preto para você conhecer e favoritar!

1. Pimenta e Mel, Bolu Babalola

Se você ama uma comédia romântica com relacionamento falso, enemies to lovers e personagens bem desenvolvidos, vai amar esse aqui! Kiki Banjo sabe tudo sobre a vida do campus da Faculdade Paço do Rio Branco. Mas então surge um intruso em seu domínio: Malakai Korede. E Malakai não é um adversário comum. Kiki não pode permitir que ele altere o delicado equilíbrio que ela lutou tanto para construir, e não tem medo de confrontá-lo. Mas, depois de um projeto da faculdade que pode ser decisivo para o futuro dos dois, um ex grudento e um beijo inesperado ― mas muito, muito bom ―, ela e Malakai acabam presos em um esquema para salvar a reputação de ambos. E Kiki se vê perigosamente perto de se apaixonar pelo cafajeste sobre o qual alertou a todas.

2. Lendários, Tracy Deonn

Já se você for do time que curte uma fantasia urbana e é fã de Cassandra Clare, essa vai ser a aposta perfeita. Após perder a mãe, tudo que Bree quer é se manter longe das lembranças e das palavras carregadas de ressentimento na última discussão que tiveram. Por isso, ela decide entrar em um programa da Universidade da Carolina do Norte para estudantes de excelência acadêmica.

Porém, em seu primeiro dia no novo lar, Bree vê um demônio, e essa descoberta aterrorizante a conduzirá até os Lendários, membros de uma ordem secreta formada por descendentes dos cavaleiros da Távola Redonda do rei Arthur, jovens responsáveis por caçar e destruir essas criaturas demoníacas e proteger humanidade. Dentro de Bree há uma força ancestral que pode ser decisiva quando Camlann, a guerra final entre magos e demônios, chegar. Resta a Bree decidir se usará essa força para se unir à luta da Ordem ou para destruí-la de vez.

3. Se Liga, Dani Brown, Talia Hibbert

Tudo o que Dani quer é alguém com quem possa se divertir, sem complicações ou sentimentos envolvidos. O problema é encontrar essa pessoa. Quando acaba presa em um elevador durante um treinamento de incêndio e é resgatada por Zaf, o segurança rabugento de quem é mais ou menos amiga, Dani pensa ter entendido o recado e começa a bolar um plano para seduzi-lo. Nenhum dos dois espera que o resgate gere rumores de que eles estejam juntos, e muito menos que tragam benefícios para suas vidas, o que os leva a encenar um namoro de mentira. Nos bastidores, porém, Dani continua firme com seu plano de seduzir Zaf, mas aos poucos essa amizade colorida se torna mais complicada que sua tese de doutorado.

4. Filhos de Sangue e Osso, Tomi Adeyemi

Zélie se lembra de quando o solo de Orïsha vibrava com a magia. Queimadores geram chamas. Mareadores formavam ondas, e a mãe de Zélie, ceifadora, invocava almas. Mas tudo mudou quando, por ordens de um rei cruel, os maji viraram alvo e foram mortos, deixando Zélie sem a mãe e as pessoas sem esperança. Agora Zélie tem a chance de trazer a magia de volta e atacar a monarquia. O perigo espreita em Orisha, onde leopanários-das-neves rondam e espíritos vingativos aguardam nas águas. Apesar disso, a maior ameaça para Zélie pode ser ela mesma, enquanto se esforça para controlar seus poderes — e seu coração.

Capa gringa de “Filhos de Sangue Osso” e autora Tomi Adeyemi. O livro está disponível no Brasil pela Editora Rocco / DIVULGAÇÃO

5. 6 Desejos de Natal, antologia de contos

Essa antologia de festas de fim de ano vai te arrancar suspiros e talvez algumas lágrimas, independente do momento que você ler! Acompanhe César na sua incansável tentativa de construir uma máquina do tempo. Vemos Marina realizar um grande desejo com a ajuda do seu personagem literário favorito – em carne e osso. Viva o fim do mundo ao lado de Leandro e Felipe. Acompanhe Ísis e um recado misterioso que promete ressignificar o natal na vida da jovem bibliotecária. Observe o reencontro de Alexandra e Alice, duas artistas de sucesso que tiveram seus caminhos cruzados ainda na escola. Dê a volta por cima com Hariadne… Quer dizer, Natalina!

O ano pode ter começado há pouco, mas ainda dá tempo de colocar uma meta na lista: vamos ler mais autores pretos?

Share This Article
Follow:
Soteropolitana e com 22 anos, tal qual a música da Taylor Swift, sou estudante de jornalismo, amo séries, filmes, e livros desde que me entendo por gente. Amo moda, viajar e curtir experiências aleatórias. Ah, e se você me ver por aí com um copo, provavelmente vai ser café.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *