Salvador volta a receber a Bienal do Livro Bahia 2024

Evento retorna à capital baiana entre 26 de abril e 1° de maio, na orla da Boca do Rio

Renata Pinheiro
Foto: Reprodução

Entre os dias 26 de abril e 1º de maio, o Centro de Convenções Salvador volta a receber o maior evento de Cultura e Literatura do Nordeste: Bienal do Livro Bahia 2024. O evento deste ano convida o público a conhecer as Histórias que a Bahia Conta.

A Bienal do Livro Bahia, ao consolidar seu espaço para diálogos, escutas, reflexões e troca de ideias, volta a integrar o calendário cultural da região. Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, organizadora do evento, destaca sua importância para o mercado editorial do Nordeste, enxergando-a como uma oportunidade significativa de aproximar os leitores do vasto universo dos livros.

Na edição atual, a organização planeja ampliar a abordagem, incluindo outras mídias que se entrelaçam com o livro. A proposta é mostrar como as histórias escritas se desdobram em séries, peças teatrais, filmes, e até mesmo como um game pode ser transformado em um produto literário.

Com a perspectiva de ultrapassar o êxito alcançado na edição de 2022, que assinalou o retorno da Bienal ao cenário cultural do Nordeste, a equipe almeja atrair uma audiência ainda mais ampla. No ano anterior, o evento contabilizou mais de 90 mil visitantes, com 20 mil circulando pelos estandes em um único dia. Sendo vendidos mais de meio milhão de livros, envolvendo a participação de mais de 150 marcas expositoras.

O entusiasmo dos baianos pela próxima Bienal do Livro reflete o momento de efervescência cultural vivido pela cidade de Salvador. Por tanto, a capital baiana se destaca como o principal destino turístico do Brasil, reencontrando seu papel de vanguarda e historicamente reconhecida como polo difusor de cultura, indo além das festas populares e do carnaval.

Curadoria do evento

A Bienal do Livro Bahia, ao projetar seu grandioso evento, busca a participação ativa dos baianos em todas as mesas, contando com renomados nomes da literatura, cultura e entretenimento nacional. O elenco de curadores, composto por especialistas no ambiente literário e na contação de histórias, permanece intacto.

Joselia Aguiar, jornalista e escritora de Salvador, é uma personalidade de destaque nesse cenário. Seus mais de 20 anos em São Paulo e estreia como autora é marcada pela biografia “Jorge Amado – Uma biografia”, premiada com o Jabuti em 2019. Joselia, que já atuou como curadora em eventos literários como a FLIP, assume a curadoria do Café Literário.

A organização da Bienal comemorou a adesão da cidade ao evento de 2022, que retornou após quase uma década. Joselia Aguiar expressou sua impressão positiva com a participação diversificada do público, de todas as gerações, destacando o interesse na programação. Ela ressalta o compromisso em criar uma programação envolvente, mantendo o entusiasmo do público e introduzindo surpresas. A proposta inclui aprofundar as histórias da Bahia, combinando linguagens e envolvendo diversos campos do conhecimento e outras formas artísticas.

Mira Silva, jornalista, diretora, roteirista e produtora cultural, assume a responsabilidade pelo Espaço Infantil. Com vasta experiência na curadoria de festas literárias, contudo ela se destaca atualmente na direção do programa “Encontro com Patrícia Poeta” na Rede Globo. Sua carreira abrange a contação de histórias em diferentes formatos, como exposições, programas de TV e séries.

Schneier Carpeggiani, jornalista e doutor em teoria literária, desempenha o papel de curador da Arena Jovem. Possui um vasto currículo como editor na Cesárea Edições e no Suplemento Pernambuco, além de atuar como curador em eventos como o Festival de Literatura do Recife e Bienal do Livro de Pernambuco, atualmente é editor na Nós Editora, buscando trazer sua experiência para enriquecer a Bienal do Livro Bahia.

Seguindo, para mais informações sobre o evento, siga a página oficial no Instagram.

Share This Article
Follow:
Nascida em Salvador, tenho 30 anos e sou Relações Públicas. Sou leitora compulsiva e trouxa assumida! Choro vendo filmes, acredito em amor à primeira vista, príncipe encantado e sou a louca dos signos! Ah! Também sou viciada em doramas e em Fórmula 1.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *