Conceição Evaristo é eleita imortal na Academia Mineira de Letras

Escritora vencedora do Prêmio Jabuti irá ocupar a cadeira de número 40, que tem Visconde de Caeté como patrono

Renata Pinheiro
Foto: Reproduçao/ Lis Pedreira

Conceição Evaristo é a nova imortal da Academia Mineira de Letras (AML). O anúncio foi feito na última quinta-feira (15) após a reunião na qual 30 dos 34 acadêmicos votantes fecharam com o nome da criadora do conceito de “escrevivência”, que, no ano passado, conquistou o Troféu Juca Pato como Intelectual do Ano, concedido pela União Brasileira de Escritores. Pela primeira vez a honraria foi destinada a uma autora negra.

A escritora disputou a vaga na AML com José Anchieta da Silva, que recebeu dois votos. Outros dois acadêmicos votaram em branco. Conceição Evaristo vai ocupar a cadeira número 40, sucedendo Maria José de Queiroz, que morreu em novembro do ano passado.

“A chegada de Conceição Evaristo à Academia Mineira de Letras, a par do reconhecimento de sua trajetória como professora, romancista e poeta, com justiça celebrada no Brasil e no exterior, tem também o sentido de impregnar esta casa com suas qualidades e história de vida, essa prática da literatura por ela denominada escrevivência. Uma vivência, aliás, profundamente marcada por Minas e por Belo Horizonte”, celebrou Jacyntho Lins Brandão, presidente da AML.

A nova integrante da AML estreou na literatura em 1990, com “Cadernos negros”, reunião de contos e poemas. Em 2003, publicou o romance “Ponciá Vicêncio”. Em 2011, lançou o volume de contos “Insubmissas lágrimas de mulheres”. Nascida em Belo Horizonte, em 1946, ela recebeu os prêmios Camélia da Liberdade (2007), Ori (2007) e Jabuti (2015), esse último pelo livro “Olhos d’água”.

 

Share This Article
Follow:
Nascida em Salvador, tenho 30 anos e sou Relações Públicas. Sou leitora compulsiva e trouxa assumida! Choro vendo filmes, acredito em amor à primeira vista, príncipe encantado e sou a louca dos signos! Ah! Também sou viciada em doramas e em Fórmula 1.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *