Bienal do Livro Bahia: Escritores que você precisa conhecer

Autores participarão de programações especiais e marcarão presença em estandes no evento

Renata Pinheiro
Foto: Reprodução

A Bienal do Livro da Bahia de 2024 vem com uma programação repleta de escritores brasileiros, tanto nomes de editoras grandes, como Pedro Rhuas, quanto autores independentes, como Tatiana Barroso. Em meio a nomes internacionais, os leitores podem ficar atentos nas agendas para não perder de conhecer e prestigiar os escritores nacionais. O evento acontece entre os dias 26 de abril e 01 de maio no Centro de Convenções de Salvador. 

Conheça autores brasileiros que participarão da Bienal do Livro da Bahia de 2024 e suas agendas:

Pedro Rhuas

Foto: Reprodução

PEDRO RHUAS cresceu em cidades do interior do Rio Grande do Norte e do litoral do Ceará. Lançado em 2021 pela Editora Seguinte, seu romance de estreia, “Enquanto eu não te encontro”, tornou-se um best-seller instantâneo no Brasil, consolidando-o como uma das novas vozes da literatura jovem brasileira. Em 2023, ele foi além: integrou a coletânea “A gente se vê na Parada”, da HarperCollins Brasil, publicou a novela “O Universo sabe o que faz” e o seu novo romance, “O mar me levou a você”, que o consagrou com a obra mais vendida do grupo Companhia das Letras na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

Rhuas, que além de escritor é também jornalista e cantor, lança trilhas sonoras para seus livros: Contador de História, primeiro álbum de estúdio, passou das 500 mil reproduções no Spotify. Suas letras e narrativas contam sobre amores à primeira vista, protagonismo LGBTQIAP+ e as potências de um nordeste vivo.

Agenda:

Presente nos dias 26 e 27, 30, 01 com eventos e sessões de autógrafos.
30/04 – Por novas histórias de Amor , 19h na Arena Jovem
01/05 – O livro que me fez leitor, 17h na Arena Jovem

Silvano Colli

Foto: Reprodução

Paranaense, autor dos livros “O Herdeiro Supremo”“A Vingança”, “Contos que Encantam”, “Amizade sem preconceito” e “Cuidado com o desconhecido”, está sempre presente nas principais Bienais do Brasil e preside o Grupo Associado de Escritores Brasileiros (GAEB), pelo qual irá expor e autografar seu livro  “O Herdeiro Supremo” na Bienal.

Agenda:

De 26 até 01 de maio, de 12h até 22h.
Local:
GAEB – Localizado próximo à entrada A do pavilhão, na Avenida Gregório de Matos

Anna Andrade

Foto: Reprodução

Anna Andrade é uma cearense apaixonada por romances com aventuras. Adora debater sobre filmes, séries e livros em seu site, Bela Distopia. Escrever sua opinião não foi o suficiente para saciar seu amor pelas palavras, então embarcou na carreira literária durante a faculdade de Direito, quando começou a postar suas histórias na plataforma Wattpad. Nessa jornada, teve leitores de 14 países, incluindo Brasil, Peru, México, Estados Unidos, Canadá, Portugal, França, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Angola, Moçambique, Namíbia e Índia. Seus livros mais conhecidos são “Em diferentes universos” e “Elegidos”.

Agenda:

De 26 de abril a 01 de maio, de 12h até 22h.
Local: GAEB – Localizado próximo à entrada A do pavilhão, na Avenida Gregório de Matos

Ian Fraser

Foto: Reprodução

Nascido na cidade de Salvador, em 1983, Ian é formado em Comunicação Social com Ênfase em Cinema e Vídeo. Seu primeiro romance, ”O sangue é agreste”, venceu o prêmio Jovem Autor Inédito no primeiro ano do selo João Ubaldo Ribeiro. Em 2017, Ian Fraser inicia sua primeira campanha de Financiamento coletivo, na plataforma Catarse, apresentando a obra ”Araruama – o livro das sementes”. A campanha atinge 216% de sua meta original. O romance ficou em 2º lugar do Prêmio Argos. A sequência da obra é finalista do Prêmio LeBlanc. Em 2020 é a vez de ”Noir Carnavalesco”, que foi o vencedor do III Prêmio de Literatura Vencedor, na categoria Rubem Fonseca, de Narrativa Longa Policial.

Em 2022, Ian Fraser vence seu segundo Prêmio Braskem de Teatro, desta vez pelo Texto Original de ”Ensaio para uma Redenção”, adaptado por Caio Rodrigo Chaves e Daniel Farias. Neste mesmo ano, o autor lança seu primeiro romance através de uma grande editora: ”A vida e as mortes de Severino Olho de dendê”, editado e publicado pela editora Intrínseca. A ópera espacial nordestina é finalista do 65o Prêmio Jabuti, na categoria Romance de Entretenimento.

Agenda:

30/05 , às 17h – Painel Divinos e Maravilhosos
Local: Arena Jovem

Tatiana Barroso

Foto: Reprodução

Tati nasceu no Recife, é formada em Publicidade e adora livros e filmes de romance clichê. Morou alguns meses em Londres, onde fez amizades incríveis, visitou vários lugares, foi em mais festas e shows do que previsto e juntou histórias – e coragem – para adaptar sua fanfic, inspirada na banda One Direction, para a série de livros jovens “Meu Seriado Britânico”.

Agenda

Dia 29/05 , às 20h Sessão de autógrafos
Local:
Estande Elas Publicam

Juliano Ferro

Foto: Reprodução

Juliano Ferro nasceu em Caruaru, Pernambuco, e passou sua infância e adolescência em São Bento do Una, no mesmo estado. Naquela época, já interessado em literatura e frequentador da Biblioteca Municipal, na Praça da Matriz, onde conheceu grandes nomes da literatura brasileira e estrangeira, escreveu seu primeiro livro, por volta dos 10 anos de idade, que seria publicado muitos anos mais tarde, intitulado “Serrote do Gado Bravo”. Aos 19 anos, mudou-se para o Recife e fez graduação em Ciências Contábeis pela UFPE. Mais tarde, deu início ao curso de Direito na FCHPE. É servidor público de carreira da Controladoria- Geral do Estado de Pernambuco e pós-graduado em Gestão Pública.

Agenda

Dia  27/4 das 15h às 16h – Sessão de autógrafos
Local:
Estande Palavra cantada

Veja também: Bienal do Livro Bahia confirma a presença de Abdi Nazemian

 

Share This Article
Follow:
Nascida em Salvador, tenho 30 anos e sou Relações Públicas. Sou leitora compulsiva e trouxa assumida! Choro vendo filmes, acredito em amor à primeira vista, príncipe encantado e sou a louca dos signos! Ah! Também sou viciada em doramas e em Fórmula 1.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *