Iraquara recebe a quarta edição do Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental

IV Fasai Cine Vídeo acontece entre 3 e 7 de julho e promete dinamizar a economia criativa e ecológica da Chapada Diamantina

Renata Pinheiro
Foto: Reprodução/FASAI

O FASAI é um festival que agrega diversas atividades artísticas, culturais, educacionais e socioambientais, sendo reconhecido como um eficiente canal de dinamização da economia criativa e ecológica da Chapada Diamantina. Com presença de agentes do audiovisual, da música, do teatro e outras artes, de universidades e da educação ambiental, tem a pluralidade e a qualidade como características marcantes de sua experiência.

A degradação ambiental e social está se tornando uma preocupação global crescente. A busca por lucro rápido e fácil tem levado a essa degradação, afetando a coletividade e exigindo mudanças de atitude para garantir nossa própria sobrevivência no planeta. Os impactos negativos das ações humanas na natureza são foco tanto do Poder Público quanto da sociedade civil organizada. Além disso, tem inspirado artistas que buscam registrar e denunciar a deterioração do meio ambiente e da humanidade. 

O cinema e o vídeo emergem como áreas essenciais de sensibilização sobre as graves questões socioambientais, que nos afligem documentando e expondo as agressões ao ecossistema, envolvendo as pessoas na conscientização e preservação do planeta e da valorização da vida. Iraquara, localizada na Chapada Diamantina, na Bahia, abriga o maior acervo espeleológico da América do Sul. Essa pequena cidade contribui para a conscientização ambiental ao sediar o IV Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara – IV FASAI CINE VÍDEO.

Com o objetivo de apoiar e ampliar a rede de defesa do meio ambiente e do ser humano, o festival exibirá e premiará obras cinematográficas – longas, médias e curtas-metragens – com temática socioambiental produzidas nas Américas. O evento também promoverá palestras e debates sobre questões cruciais como a água, um bem finito e precioso; o desmatamento que está assoreando nossos rios e degradando terras férteis; e os resíduos sólidos que produzimos diariamente e descartamos inadequadamente.

Esses debates visam transformar-se em ações concretas na própria cidade, modificando o cotidiano da população local e estimulando a cidadania em cada indivíduo. Iraquara demonstrará ao mundo como o Poder Público pode e deve interferir no processo de conscientização e mudança de atitude de sua população. 

Conheça as Mostras:

A Mostra Competitiva, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Iraquara, terá mais de 40 filmes com temática socioambiental,de longa, média e curta metragem, de ficção ou documentário, selecionados de realizadores das Américas: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México. 

A Mostra do Cinema Nacional acontecerá em tela ao ar livre na Praça da Dolina e trará a cada noite um longa relacionado à Bahia. Os filmes para esta mostra são: 

  • Meu Nome é Gal, de Dandara Ferreira; 
  • Marighella, de Wagner Moura; 
  • Medida Provisória, de Lázaro Ramos; 
  • Ó PAÍ Ó 2, de Viviane Ferreira. 
Foto: Reprodução/FASAI

A Mostra Infantil, que acontecerá no Auditório CETII, oferecerá durante todas as manhãs do festival: 

  • Tabuh Capítulo 1: Canarinho, de Sofia Federico; 
  • Tabuh Capítulo 2: Monalisa, de Sofia Federico; 
  • Tabuh Capítulo 3: Algodão Doce, de Sofia Federico; 
  • Tabuh Capítulo 4: Mestiça, de Sofia Federico; 
  • Detetives do Prédio Azul 3, de Mauro Lima. 
Foto: Reprodução/FASAI

Com curadoria de Dandara Ferreira e Matheus Rocha a programação do IV FASAI, oferece gratuitamente ao público uma diversificada programação de filmes e apresentações musicais, além de oficinas, palestras e outras atividades relacionadas a ações socioambientais continuadas por políticas públicas.

 

SERVIÇO 

4a FASAI – Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara
Data: de 03 a 07 de julho de 2024 (quarta a domingo)
Programação gratuita
Site: https://fasai.art.br/
Instagram: @fasaicinevideo 

 

 

Share This Article
Follow:
Nascida em Salvador, tenho 30 anos e sou Relações Públicas. Sou leitora compulsiva e trouxa assumida! Choro vendo filmes, acredito em amor à primeira vista, príncipe encantado e sou a louca dos signos! Ah! Também sou viciada em doramas e em Fórmula 1.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *