Torre Beats reúne a mais nova safra da música eletrônica da Bahia

Saiba quais dias acompanhar os artistas da nova safra da música eletrônica baiana

Elaine Lima
Foto: Divulgação

Pivoman, Manigga, Gabi da Oxe, DJ Libre Ana, Lunna Montty, DJ LA e RDD são alguns desses nomes expoentes de sangue baiano, que estarão reunidos na Torre Beats efervecendo os seis dias de Carnaval na Barra, em frente ao Farol. Na levada crescente da evolução tecnológica, a música eletrônica vem ganhando novos formatos e sentidos, e a Bahia, berço da primeira capital do Brasil e palco do maior Carnaval de rua do mundo, entrega ano após ano novos nomes que se destacam no cenário pela irreverência inovadora com que dialogam com as bases referenciais.

Ganhando novos formatos e sentidos, a nova safra da música eletrônica produzida na Bahia resguarda a batida que vem dos blocos afro como uma referência fundamental para esses novos artistas. Advindos sobretudo das regiões periféricas da cidade, essa turma não só inova na musicalidade, como também toca em questões essenciais para a transformação de velhos paradigmas, como as questões raciais, de gênero e sexualidade. E tudo isso dialoga diretamente com uma história que completa 50 anos e ganha homenagem neste Carnaval: os blocos afro, tendo o Ilê Aiyê como movimento precursor, elevaram o patamar, no decorrer dos tempos, das pautas identitárias do Brasil, reivindicando direitos raciais e e uma ocupação do espaço urbano que revolucionou a música baiana.

Com a virada do século XXI, a ampliação do acesso às tecnologias digitais e um maior tensionamento acerca destas questões socioculturais de base, potencializam os olhares para a retomada destes discursos, sobretudo reivindicando os lugares de fala e apresentando visões mais amplas e menos caricatas de Salvador. E quando não nascem em solo baiano, aqui potencializam suas bases, como é o caso do Tropkillaz, projeto formado em 2012 pelos DJs e produtores brasileiros André Laudz e Zé Gonzales que estão sempre na soterópolis tocando com os artistas da terra ou gravando clipes, e também estão presentes no Line Up da Torre Beats.

Revolucionando a produção artística no mundo inteiro, da estética visual às experimentações sonoras, a música digital ganha cada vez mais espaço, sobretudo entregando potência com novas roupagens a clássicos como “Cavalinho”, música do cantor baiano Gasparzinho que foi sucesso durante a folia de 2013 e que volta com tudo no remix de Pedro Sampaio, dono dos maiores hits quando o assunto é festa e que abre a programação da Torre Beats na quinta, 8, às 00h.

Confira a programação completa e gratuita da Torre Beats no Carnaval 2024:

Quinta (08) – Pedro Sampaio e DJ LA
Sexta (09) – Scazuzu, MC Danny e RDD
Sábado (10) – Luna Montty e Deekapz
Domingo (11) – Libre Ana e Gabi da Oxe
Segunda (12) – Manigga e Tropkillaz
Terça (13) – Pivoman e Mu540

Share This Article
Follow:
Soteropolitana, jornalista e publicitária, tenho 28 anos, sou muito fã da Beyoncé e cinema é o meu hobbie favorito. Amantes dos romances sejam em séries, filmes ou livros.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *